sábado, 17 de janeiro de 2009

O sabor da ternura

Há uma senhora com quem tenho convivido no meu dia-a-dia dos últimos meses que é muito especial. E é também uma cozinheira de se lhe tirar o chapéu. Aos seus oitenta e um anos, levanta-se bem cedo para passar horas e horas a preparar-nos cada refeição, com muito cuidado, apuradamente. Depois, já à mesa, sorri quando a refeição é elogiada - que é o mesmo que dizer que sorri a todas as refeições, feitas de cozinhados mesmo deliciosos, de ficar com água na boca. E gosta tanto de cozinhar que muitas vezes a comida é mais do que a necessária e acaba por sobrar. Ou, melhor dizendo, acaba por "crescer". É assim que lá se diz, em Castelo Branco, de onde vem. "Pois, então... as batatas cresceram... Está certo. Então não é?!".

Estando em Castelo Branco, a Dona Feliciana dá sempre um pouquinho das suas delícias aos vizinhos, que seguramente até estranham quando vem embora para cá, "para o Porto". Mas se cá não tem esses vizinhos, tem uns clientes muito especiais, pelo menos no Verão: há bem pouco tempo, todas as manhãs partia pães aos bocadinhos pequeninos, e porquê? "É para dar aos meus amigos". E assim, todas as manhãs de Verão, muitos passarinhos se alimentavam de ternura. :)

1 comentário:

isabel disse...

há muitas semanas deixei aqui uma mensagem toda carinhosa e saudosa e morangosa...
hoje vim cá espreitar e percebi que não está cá nada... coisa doida...!
mas deixo outra vez e ainda mais: és uma pessoa incrível, com um jeito de ser que alegra o coração (como a "Brasa"...eheheh). foi tão bom ter-te a almoçar comigo, no meu dia mais lindo, sem saber que vocês vinham... queria estar contigo... e estive! =D

e já ouvi a "saudade da bahia" e vocês são uns pimbalhosos azeiteiros que me enchem a alminha de risos e de maluqueira da boa!

que fartote! que "forróbódó", como dizia, ontem, o damasco acerca de qualquer outra coisa doida...

ui, já parece um testamento. ora, pois então, vamos lá ao que interessa: gosto muito de ti! assim! =D

beijinhos de doce de morango! com lorca ao fundo. =D